(por Marilyn Adamson)
JI Packer acertou ao afirmar: “Estaremos sendo cruéis conosco mesmos se tentarmos viver neste mundo sem conhecer o Deus que é o dono do mundo e que o dirige”.1
Quando eu era ateia, queria encontrar uma filosofia, uma abordagem de vida que funcionasse em qualquer situação. Achei que se encontrasse a razão certa para viver, um objetivo forte o suficiente ou uma abordagem viável e bem testada, conseguiria lidar com qualquer coisa. Poderia ser plenamente capaz.
Procurei incessantemente. Estudava uma filosofia até compreendê-la. Então a testava. Testei várias filosofias e descobri que cada uma delas era irrealista ou insuficiente.
Não percebia que o que realmente precisava era de outra pessoa para caminhar comigo. Alguém sem limites, sem falhas e com uma sabedoria ilimitada que estivesse disposto a compartilhar comigo.
A vida de um amigo me fez considerar outro caminho. Será que Deus poderia de fato existir?
Depois de um ano e meio investigando as evidências da existência de Deus, pedi-lhe que entrasse em minha vida.
A Bíblia descreve o que descobri ser verdade. “…se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”2
A passagem menciona Cristo, porque é Jesus Cristo que faz essa mudança. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente”.3
O mais surpreendente é que, ao ler os evangelhos sobre a vida de Jesus, notei com que frequência – e detalhe – ele descreve o seu amor por nós.
O que começou como uma busca intelectual tornou-se uma consciência muito pessoal de que Deus é muito mais do que esperava. Descobri que o amor de Deus não se baseia em “se fizermos isso…” ou “quando fizermos isso…”. Não depende das nossas ações nem se merecemos ou não o amor de Deus. Não merecemos. Ele nos ama porque é da natureza de Deus amar.
Davi diz em Salmos: “o teu amor é melhor do que a vida…”4 e “em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.”5
Quando iniciamos um relacionamento pessoal com Deus, a vida começa a fazer sentido.
A seguir, alguns exemplos de pessoas que escreveram para o nosso site:
- Eu realmente amo poder confiar em Deus.
- Tenho agora um relacionamento com Deus. É verdade que fomos projetados para ter um relacionamento com ele. Eu me sinto completo.
- Obrigado por abrir meus os olhos e o meu coração para a possibilidade de ter um relacionamento com o Senhor.
- Era ateu e não conhecia a Cristo até cerca de 6 semanas atrás. Meu relacionamento com ele é incrível e está crescendo. Já me libertei de tantos fardos e nunca fui tão feliz, pois Deus é fiel e continua a provar seu amor por mim.
- Agradeço tanto por me ajudar a descobrir a Deus - o site de vocês ajudou a iniciar a minha busca para conhecer a Deus, embora eu saiba que foi Deus quem foi atrás de mim.
- Aos poucos estou aprendendo sobre esse incrível Jesus nosso Senhor, nosso salvador. Devo dizer que estou maravilhado com o nosso Deus. Ele é maravilhoso. Estou conhecendo-o com mais facilidade, ansioso para ler o livro de João. Tenho orgulho de seguir a Jesus Cristo.
- Obrigado por me ajudar a encontrar a Deus e a mim mesmo.
- Agora sei que posso compartilhar com Deus meus sentimentos ruins. Nem sempre preciso lidar com tudo sozinho, ou ter alguém com quem conversar sobre o assunto, ou beber pra passar. Posso compartilhar com Deus o que sinto.
Deus pode mudar a sua vida. Ele não vai livrar a sua vida de todos os problemas. Ainda haverá desafios a enfrentar nos relacionamentos, talvez problemas financeiros etc. Você ainda será um ser humano, vivendo no mundo. Está longe de ser perfeito.
No entanto, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.”6 Não vivemos sem direção. Ele nos guia.
Ele acalma nosso medo. Independentemente do que esteja acontecendo, podemos confiar em Deus. Jesus disse: “A minha paz dou a voces. Não a dou como o mundo a dá. Tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Ele é mais forte do que qualquer problema e acompanha você como seu amigo mais próximo.
Ele transforma áreas da nossa vida que não conseguimos mudar. A Bíblia diz que existem áreas na nossa vida que nos escravizam, que se nos impõem.
Podemos não querer ficar com raiva, mas perdemos a paciência. Podemos querer ser generosos, mas parece difícil priorizar os outros diante das nossas próprias necessidades e desejos. Mesmo quando queremos ser livres, lutamos contra o ódio que sentimos dos outros ou de nós mesmos e simplesmente não conseguimos nos livrar dele.
Jesus disse que ao conhecê-lo, “conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.7 Ele transforma o modo como vemos a vida, muda a nossa opinião sobre os outros e sobre nós mesmos. Deus é incrível e mais real do que você imagina.
Deus tem um amor tão genuíno por nós que ele mesmo estabeleceu o caminho para nos aproximarmos dele. O que impede as pessoas de se conectarem com Deus é o pecado (nossos pensamentos ou ações que Deus vê como errados). Se você já se perguntou por que suas orações parecem não levar a lugar nenhum, talvez seja por isso. Nosso pecado nos separa de Deus, que é santo.
A consequência do pecado é a morte. Isso significa estar para sempre separado de Deus pelo nosso pecado. Por seu amor por nós, Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar. Jesus tomou todos os nossos pecados sobre os ombros quando morreu voluntariamente na cruz.
“Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.8 Jesus fez isso por nós para que pudéssemos ser completamente perdoados... para sempre. O muro do pecado que nos separava de Deus já não existe mais.
O relacionamento com Deus está disponível a todos que creem em Jesus, que aceitam o perdão oferecido por Deus.
As religiões muitas vezes estabelecem uma via de mão única onde você se esforça, adora a Deus, realiza rituais, obedece as regras, prova sua devoção a Deus. É uma relação de obediência, mas não há relacionamento.
A Bíblia, por sua vez, claramente apresenta Deus como acolhedor, como alguém que deseja conduzi-lo à vida real que ele criou para você, enquanto o guia no seu interior. Ele nos convida a conhecê-lo e confiar nele.
As pessoas pagam muito dinheiro para ter um “coach”. O coach é uma pessoa que conhece a vida, os horários, os relacionamentos, as decisões do seu cliente e busca orientá-lo para maior produtividade e satisfação na vida.
Deus nos conhece melhor do que qualquer coach poderia conhecer. Ele conhece nosso passado, presente e futuro. Ele sabe de todos os relacionamentos que já tivemos e do impacto que tiveram na nossa vida. Ele sabe por que nos criou, sabe das nossas necessidades, das áreas que são mais pesadas, dos aspectos de nossa vida que gostaríamos de poder mudar, mas não podemos.
É a religião que cria demandas. Jesus quer nos levar à liberdade. Ele disse: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.9 Libertará de quê? Da preocupação, da falta de propósito, do medo, do ódio, dos hábitos destrutivos.
Em vez de obrigações religiosas, Jesus nos conduz a um descanso vivificante. Jesus disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês...aprendam de mim...e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.10
Esta vida não é fácil! Mas em meio as nossas preocupações, existe um Deus poderoso que você pode conhecer, que pode dar paz ao seu coração e força à sua vida, que vai além do que você alcançaria sozinho.
E, à medida que você fala com ele e confia nele, perceberá que ele ouve você. Isso não significa que ordenamos a Deus e ele faz tudo o que desejamos. Porém, podemos ter certeza de que ele está muito atento a nós e é capaz de cuidar de nós que confiamos nele. Deus responderá agindo em situações de maneira sábia e cuidadosa. À medida que você conhece a Deus, sua fé nele cresce.
Jesus disse: “Eu mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.”11
Quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, recebemos seu perdão e iniciamos um relacionamento com ele que dura para sempre. Jesus nos convida desta forma a um relacionamento com ele. Ele disse: “Eis que estou à porta (do seu coração) e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele (ou ela), e ele comigo."12
Se você quer convidar a Jesus, mas não tem certeza de como colocar em palavras, o texto a seguir pode ajudar: "Jesus, obrigado por morrer pelos meus pecados. Você conhece minha vida e sabe que preciso ser perdoado. Peço que me perdoe agora mesmo e entre em minha vida. Quero conhecer você de uma maneira real. Entre na minha vida agora. Obrigado por querer ter um relacionamento comigo. Amém."
Deus vê seu relacionamento com ele como permanente. Referindo-se a todas as pessoas que acreditam nele, Jesus Cristo disse: “Eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão”.13
► | Convidei Jesus para entrar na minha vida (algumas informações úteis)… |
► | Acho que quero convidar Jesus para entrar na minha vida, por favor me explique melhor… |
► | Tenho uma pergunta… |
Notas de Rodapé: (1) J.I. Packer; Knowing God; InterVarsity Press, pg 14 (2) 2 Coríntios 5:17 (3) João 10:10 (4) Salmos 63:3 (5) Salmos 36:9 (6) João 8:12 (7) João 8:32 (8) Romanos 5:8 ( 9) João 8:31,32 (10) Mateus 11:28,29 (11) Lucas 6:47,48 (12) Apocalipse 3:20 (13) João 10:27-28